Tipos de Glaucoma

Comparação - Olho com e sem Glaucoma

O glaucoma pode levar meses e até anos para se desenvolver, sem apresentar qualquer alteração. Na maioria dos casos, a doença progride lentamente, sem que o paciente note a perda gradual da visão periférica. Normalmente, a visão vai piorando das laterais para o centro do campo visual.

Glaucoma crônico de ângulo aberto:

80% dos casos de glaucoma são do tipo crônico de ângulo aberto. Apesar de não apresentar sintomas, deve ser tratado o quanto antes para evitar o risco do paciente perder totalmente a visão com o tempo.

Glaucoma agudo ou de ângulo fechado:

No glaucoma agudo, ocorre repentinamente um aumento da pressão intra-ocular, causando dores oculares tão intensas que podem acarretar em crises de vômito. Outros sintomas comuns são visão embaçada e vermelhidão ocular.

Este tipo de glaucoma é um caso de emergência clínica, pois os sintomas são súbitos e se não tratado o paciente corre o risco, em apenas um ou dois dias, de agravamento da visão e até mesmo à cegueira.

Glaucoma de pressão normal:

Este tipo de glaucoma ocorre em pacientes com a pressão intraocular normal causando inesperadamente danos ao nervo óptico e estreitamento da visão lateral. Tanto nos casos de glaucoma de ângulo aberto como de pressão normal, raramente o paciente apresenta sintomas bem definidos.

Glaucoma Secundário:

É o Glaucoma decorrente de outras doenças oculares que interfiram com a drenagem do líquido interno do olho (humor aquoso).

Podem estar associados a:

• cirurgias oculares
  • cataratas avançadas
  • lesões oculares
  • alguns tipos de tumores
  • uveítes (inflamações oculares)
  • uso indiscriminado de corticosteróides

Glaucoma Congênito:

O Glaucoma congênito é uma doença rara, hereditária e geralmente apresenta sintomas característicos:

• olhos embaçados
  • sensibilidade à luz
  • lacrimejamento excessivo
  • globo ocular aumentado
  • córnea grande e opacificada

Ocorre pela má formação ocular da criança, afetando o bebê desde o nascimento até, aproximadamente, 3 anos de idade. O pediatra pode fazer este diagnóstico.

Essas alterações são decorrentes do aumento da pressão intraocular que pode acontecer já durante a gestação. O tratamento sugerido é a cirurgia, que caso seja feita precocemente pode apresentar bons resultados.

Fonte: ABRAG